quarta-feira, 20 de abril de 2011

Decorar com Cabaça


Cabaça ou porongo é a designação comum dos frutos de plantas da família das cucurbitáceas e a uma da família das bignoniáceas. As plantas são chamadas de cabaceira, porongueiro e cabaceiro.
Depois de seco e tratado o fruto é utilizado de várias formas. Como cuias, copos, moringa, cisterna, amplificador acústico, (maraca, chocalho,etc), artesanato, objeto decorativo.
Para o fabrico do berimbau, não é utilizada a cabaça, mas sim o fruto de uma espécie não aparentada, a árvores Crescentia Cujete (bignoniáceas), também conhecida como calabaça, cuia e cueira. Fonte: Wikipédia; imagem blog Sítio & Artes

A cabaça é cada vez mais utilizada no artesanato, é trabalahada e tranformada nos mais variados objetos: porta canetas, "caixa de ovos", "caixa de costura", bonecas decorativas, etc.
Como preparar a cabaça:
  • Primeiro devrá lavar e retirar toda a sujidade da cabaça. Deixar secar muito bem.
  • Fazer um corte (que varia de acordo com o objeto a criar) para retirar as sementes e fibras
  • Aplicar um produto contra possíveis invasores (cupim, traça, etc), normalmente à venda em casas de materiais de construção.
Depois de seguir estes passos já tem a sua cabaça preparada para fazer lindos trabalhos.
Deixo aqui algumas sugestões e ideias. Bom trabalho!


imagens: dos blogs e páginas acima hiperligados.

5 comentários:

  1. Oieee!!! Lindas as cabaças, adorei, estou com umas aqui em casa e suas dicas são ótimas!!!
    Amei seu blog, lindo e com muitas coisas charmosas!!!

    Beijos Eliza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de tanto tempo vi agora seu comentário. Obrigada pela visita. Pode também passar no blog - ideiasnagaragem para conhecer outros trabalhos.

      Eliminar
  2. posso armazenar líquidos dentro de cabaças decoradas, e ingerir o que foi armazenado? Vinho, pinga,sucos,caipirinhas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Inês, sei que as cabaças são utilizadas no Brasil para armazenar líquidos. Mais conhecidas como muringa ou cuia. Não sei que tipo de tratamento pode ser feito para poder ter esse efeito, de armazenar. Do que pesquisei nada me elucidou. Desculpa não conseguir dar melhor resposta. Abraço

      Eliminar
    2. Obrigada pela visita. Pode também passar no blog - ideiasnagaragem para conhecer outros trabalhos.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário. Espero sua próxima visita. Abraço